Uma janela para o céu - Marina machado

Julyana tem 35 anos e está passando por uma crise existencial. Ela namora um cara há dois meses, e no seu aniversário resolve fazer uma surpresa indo até o apartamento dele fantasiada de coelhinha sexy. Ao chegar lá, quem tem a surpresa é ela. Julyana encontra JP na cama com outra, e como se não bastasse o choque, ela sai do apartamento só de fantasia.


Para completar seu desespero, ela encontra várias pessoas ao entrar no elevador, inclusive um casal. Envergonhada e nervosa, Julyanna deixa a chave cair no chão, e o rapaz (muito bonito por sinal) acaba ajudando-a. Está decidido! Ela tem certeza que seu destino é ficar sozinha.

“Envelhecer é medonho. Estar sozinha é desesperador. Meu útero quer atenção. As rugas estão fazendo ‘toc-toc’. Não consigo me enganar. Definitivamente, não quero me tornar aquelas velhinhas cuja vida se resume em alimentar o gatinho.”


De volta ao trabalho, e com muita ressaca por ter saído para esquecer os chifres, a moça descobre que terá um novo editor-chefe na editora, só que não dá muita bola, afinal, deve ser um cinquentão igual a seu chefe atual. Mas ela estava enganado, e é isso mesmo que você deve estar imaginando. (risos). O novo editor é o bonitão do elevador.

Julyana morre de vergonha e se esconde dele o todo custo. Porém, numa festa eles se esbarram e Daniel não a reconhece. Dada as circunstâncias, Julyana deixa todo o clima de atração rolar, mas acaba arrumando uma desculpa quando as coisas ficam mais sérias.

A moça tem uma vida feliz com a família. Tem um irmão mais novo e um padrasto que considera como pai, já que não conhece o biológico. Porém, ela tem a certa curiosidade de saber quem é seu pai, o tal estrangeiro de uma noite, que sua mãe se apaixonou na infância. E é então que em um certo dia um homem aparece em seu emprego dizendo ser seu pai, e Julyana descobre que muitas coisas do passado não são como eles haviam lhe contado.

“...Cheguei aqui decidida, mas agora vejo que a indecisão é como uma máscara, ela está apenas encenando um outro ‘eu’, porque na verdade eu sei o que quero. Quero viver, ser feliz, ter uma vida em que eu acorde todos os dias para dar ‘Bom dia!’ com alegria. Quero ter alguém do meu lado que seja companheiro. Alguém que possa me oferecer tempo, entrega e calor diários.”


Ela decide ir para a casa de sua mãe para tirar toda a história a limpo, e descobre que tudo que imaginava era mentira. Eles mentiram para ela a vida toda. Uma dessas mentiras tem a ver com seu termino com um namorado de infância. Após essas descobertas, Julyana resolve se jogar e ir atrás do antigo namorado para tentar finalizar o que antes não deixaram.

Luke agora mora nos Estados Unidos e é um cantor de uma banda de muito sucesso. Após o encontro com Julyana nem parece que se passaram vinte anos. É nesse momento que a moça se encontra o mais feliz possível, vivendo um dia de cada vez e se entregando a uma antiga paixão. Mas talvez essa não seja a vida que ela tenha desejado. Largar família, amigos e trabalho para seguir Luke pelo mundo. Ou, quem sabe, eles não sejam mais adolescentes de quinze anos.

Uma Janela para o céu é um livro de descoberta já que vivenciamos Julyana se encontrar com ela mesma. Porém, o que me deixou um pouco aflita foi o fato dela largar tudo e ir correr atrás de Luke. Sabe quando você começa a shippar um casal? Era eu com ela e Daniel, e então, de repente, a história toma outro rumo. Foi um pouco difícil “acostumar”, mas Julyana precisava se arriscar.

O livro é super-recomendado para quem gosta de leituras leves, com cenas engraçadas e me deixou com muita vontade de ir pra Minas Gerais e conhecer A janela para o céu.

“Toda aquela história de ‘mamãe me proibiu’, ‘papai não quer’ não importa mais. Consegui vir pra cá e fazer alguma coisa na minha vida. Quero um retorno tranquilo sem intercorrências e defuntos.- Disposição pra recomeçar! – percebo que é o último tópico da listinha.”


Informações:


  • Título: Uma janela para o céu
  • Autor: Marina Machado
  • Ano: 2017 / Páginas: 286
  • Idioma: português
  • Editora: Novo Século
  • SKOOB


Capa e Sinopse:


Julyana Barocci é o perfeito retrato da mulher contemporânea: ela é determinada, bem-sucedida e tem o emprego dos sonhos. Agora, aos 35 anos, percebe que conquistou tudo o que queria. Bem, quase tudo. Quando o assunto é relacionamentos, o retrato não é tão fiel assim. Em Uma janela para o céu, Julyana narra com bom humor suas aventuras e inseguranças na busca por seu par ideal. Com o súbito aparecimento de seu pai desconhecido, ela descobre os fatos que a fizeram se separar do único namorado a quem amou de verdade – e de quem ficou separada por vinte anos. Essa visitinha do passado veio para esclarecer questões mal-resolvidas ou para complicar a vida de Julyana de vez?


19 Comentários

  1. Ola
    Primeira resenha que eu leio a respeito desse livro, apesar de ja ter visto a capa em vários lugares e ter me impressionado pela beleza da mesmo. Depois de conferir as suas impressões, eu fiquei muito curiosa para fazer essa leitura também. A obra parece ser bem leve, mas com algumas mensagens bem interessantes, pelo que pude compreender.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Já tinha visto essa capa por aí mas nunca parado para ler sobre ela e me parece uma leitura maravilhosa, leve e divertida fora que essa capa é maravilhosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caroline!
    Falam tanto desse livro que a curiosidade bateu e só vai ser saciada quando eu ler. rsrs... Parece se ruma história bem bacana e divertida. E essa Julyana parece bem maluca por largar tudo e ir atrás de um homem. :O
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Gostei da premissa da história, mas não sei se aprovaria todas as decisões que a Julyana toma, principalmente a de correr atrás do antigo namorado. Mesmo assim, parece um livro que ajuda na auto-descoberta, ficará como dica aqui!
    Bjs!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Como sou mineira preciso desse livro kkk...
    Gostei bastante da premissa desse livro, é exatamente o tipo de livro que curto ler, leves e engraçados e tenho certeza que irei amar a leitura!
    Dica anotada!
    Beijos

    blog COISAS DE DIANE

    ResponderExcluir
  6. Várias coisas na sua resenha despertaram o meu interesse para fazer esta leitura. Primeiro porque se passa no Brasil, em Minas Gerais e eu não conheço nada por lá. Outra coisa é ser leve e divertido, estou precisando de algo assim. Com certeza será uma leitura que me agradará.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Já anotando a dica, pq a curiosidade tá no nível master rs.
    Adorei suas impressões sobre o livro, o que só despertou meu interesse. Parabéns.
    Não conhecia o livro e nunca li nada da autora, mas sempre tem a primeira vez né?
    Amei a dica!
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    eu imagino que essa reviravolta tenha sido realmente difícil de assimilar, eu nem li o livro e tive dificuldade de aceitar, no começo da resenha já estava shipando ela com Daniel hahaha durante a leitura deve ter sido bem mais intenso e frustrante. Eu nunca tinha tido muito interesse nesse livro, até achava a capa bonita mas só, nem a sinopse tinha lido ainda, sua resenha abriu meus olhos para novas possibilidades e já cogito acrescentar esse livro a minha meta de leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem?

    Saudades de passar aqui no blog! Adorei a sua resenha sobre esse livro, também recebi ele da autora e pretendo ler esse mês.

    Ler as suas impressões sobre ele me deixou bem curiosa, vontade de passar na frente das outras leituras! kkkk

    Uma pena essa mudança repentina da personagem né? ela parece ter uma personalidade bem peculiar que em alguns momentos vão me fazer sentir raiva, mas mesmo assim estou bem curiosa!

    Beijos
    Jess

    ResponderExcluir
  10. Oii, primeira resenha que vejo desse livro e gostei bastante da premissa, mas acho que também sentiria dificuldade para acompanhar o "shippe" kkk Mas um na listinha. Bjs Tell me a Book

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Nossa que livro mais amorzinho, né ?
    Ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura, mas parece ser um livro tão bom que só pela sua resenha já me senti tocada pelo enredo. Amo livros onde o personagem se redescobre. Quando comecei lendo sua resenha achei que séria só mais uma romance clichê, mas vi que estava totalmente enganada. Ficou tão linda a capa desse livro, já admiro ela há uns dias já. Parabéns pela resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi! Parece um livro bem gostoso e divertido de ser ler. Achei a premissa bem interessante e essa capa muito fofa *-*
    Faz tempo que estou precisando ler algo do gênero e é uma ótima dica. Só de ler a resenha também já estava shipando o primeiro casal rsrs Vou ter que ler pra ver o que acontece no desfecho :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas já li muitas resenhas positivas sobre ele e estou mega curiosa para fazer a leitura, pois amo livros sobre autodescobertas e essa autora parece ter trabalhado muito bem tudo. A Julyana parece ser uma personagem encantadora e sinto que vou me descobrir ao ler esse livro também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem? Gostei muito dessa história, principalmente pela reviravolta que deu na vida da personagem principal. Acho que os escritores tem que ser mais ousados e por mais vida na vida dos personagens. As vzs isso me irrita bastante sabe? Esses personagens água com açúcar. Isso vai me irritando de uma certa forma, como se todas as mulheres vivessem numa vida pacata.

    Adorei a resenha e a história desse livro. Beijos

    ResponderExcluir

  15. Olá, tudo bem?

    Lindo esse romance, o livro trás grande ensinamentos para nós, os cenários são perfeito, o livro tem uma boa leitura, gostei muito dos personagens, fiquei apaixonada pelo livro, bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Já tinha visto a capa desse livro pelas redes, mas nunca parei para ler nada sobre ele. Esta é a primeira vez que leio a sinopse dele e uma resenha também. Acho a capa dele bem fofa e a narrativa me pareceu ser muito legal. Será que tem ele em e-book? Vou procurar depois ou ver se consigo comprar em breve.

    ResponderExcluir
  17. É um livro cheio de reviravoltas né, lendo sua resenha de início pensei que seria focado em Julyana e seu chefe, mas aí veio depois família e antigo namorado e eu fui surpreendida haha o bom é que tira o clichê, mas não sei se seria uma leitura pra mim. Achei interessante a protagonista ter essa idade acima de 30 pois essa crise pós 30 é algo tão comum no meio feminino, e é preciso mostrar que não tem idade para divertir, apaixonar... Adorei sua resenha :)

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Muitas pessoas estão lendo e indicando esse livro, ainda não tive a oportunidade de ler, porém estou bem curiosa e ansiosa por saber mais da história. Essa capa ficou muito bonita!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. oie, parece um enredo bacaninha, apesar de não ser o que eu procuro no momento. Gostei de saber que se passa em minas, pois acho super gostoso esse cenário. Algo que me chamou atenção é a busca da personagem por descobrir a si mesma.

    ResponderExcluir