"Blogueiras.com" é uma antologia organizada pela escritora e blogueira, Thati Machado. No livro iremos encontrar 8 contos, e todas escritas por escritoras blogueiras, e o tema é mundo dos blogs e redes sociais. Vou ser bem breve nessa introdução, para vocês logo conhecerem as histórias.

Arrisque-se, de Mariana Mortani

Barbara é uma blogueira que a convite da Netflix, embarca para Londres em uma première de uma nova série. Além de realizar o sonho de conhecer Londres, ela vai entrevistar os atores da série. Barbara conhece Peter no seu primeiro dia lá, um britânico cheio de mistérios.
Eu gostei muito da Barbara, ela é uma personagem forte e não se deixa abalar, ela questiona tudo e sempre tem uma resposta na ponta da língua. Eu me divertir bastante com a história, além de, ser um sonho poder ir viajar pra outro país pelo reconhecimento do seu trabalho, Londres é um sonho, né? E tem o Peter também, já me apaixonei kk ele é engraçado, um pouco misterioso.

“-Foi um prazer ser o seu britânico, minha brasileira”-Foi um prazer ser a sua brasileira, meu britânico.”

Sentimento às avessas, de Larissa Azevedo


 Mandy tem 17 anos e sofre de depressão e transtorno de ansiedade, seu terapeuta indicou que ela escreve em um diário todos os seus pensamentos, ela escolhe  blog, e sem divulgar seu nome ela posta todo dia seus pensamentos e angústias.
Em um dia na terapia, Mandy conhece Ingrid, uma jovem que passou e ainda passa pelos mesmos problemas que ela, e nisso começa uma amizade, Ingrid ajuda Mandy a perceber que existe muito mais lá fora do que ela não está se permitindo enxergar. O que Mandy não imaginava era que seu blog ficaria tão conhecido, e que não é só ela que passa pela vontade de morrer todos os dias, que existem muitas pessoas que compartilham esse pensamento com ela. 

“Entendo que nasci para mudar vidas, mas eu precisava mudar a minha primeiro.”

E a vida me trouxe, de Raffa Fustagno


Você já imaginou seu personagem favorito daquele livro que já você releu 10 vezes, aparece de repente no seu quarto? 
Foi isso que aconteceu com Mafalda, está um pouco deprimida pelo rompimento de seu namoro e, triste no quarto, pega um livro pra ler, o seu favorito "E a vida me trouxe" quando leva um susto, e vem da onde? Um moço no seu quarto, com uma roupa diferente. Mafalda já acha que é um dos amigos do seu irmão que faz Cosplay, engano dela, é Alfredo, o personagem da história.
Esse livro foi bem divertido, tem um monte de regras para trazer um personagem à vida. Quem não gostaria daquele personagem aparecer na vida real? Kk Eu gostei do Alfredo, que não aguenta mais sofrer no livro, e pra ajudar a escritora morreu e não deu continuidade a história.

“É, o estranho alegando ser o Alfredo continuava ali. Ela se aproximou dele, encostou em um de seus braços, em sua barriga, em seu cabelo... Nossa, como ele era lindo! M Mafalda não tinha tempo para isso, precisava descobrir quem era o louco lindo. O jeito era lhe fazer mais perguntas.”

Segredos de Valentina, de Thati Machado


 Valentina é uma Youtuber muito famosa que acaba de terminar seu relacionamento de vários anos com Alec, ele que, a ajudava em vídeos, fotos, não eram só um casal, mas também trabalhavam juntos. Valentina fica devastada e sem animo pra nada, até que uma produtora famosa a chama pra Los Angeles, para cobertura da pré-estreia de um filme. A viagem que a  ajudaria não vai nada bem, Valentina sofre assédio do ator principal e isso acaba viralizando mais Ainda na internet, tantos comentários de apoio, quanto comentários ofensivos. 
Valentina contrata Elle, uma assessora de empresa que a ajudará passar por tudo isso. Porém, Elle não ajudaria apenas na vida social de Valentina, mas na pessoal também, o começo de um novo romance.

“Em um momento como esse, é maravilhoso perceber que há outras pessoas ao seu lado, que pensam como você e que estão dispostas a te ajudar.”

TT, de Adrielli Almeida


Um famoso grupo de K-pop está no Brasil e Lia vai ao evento representar a sua irmã que não podia ir. Chegando lá, ela é confundida com a tradutora deles, mas acaba aceitando esse trabalho de última hora, o evento correu tudo bem, e pequena amizade acaba crescendo entre eles, e principalmente com um integrante.
O conto fala sobre oportunidades, que devemos agarrar e que muitas portas irão se abrir.

“Quando você vê esse tipo de pessoas pela tela do seu celular ou computador, você pensa que são bonitos de um jeito desumano. E, ora, vejam só, ao vivo esse tipo de pessoa é ainda mais assustadoramente bonita e irreal.”

A perfeição em existir, de Thays M. de Lima


 Helena viaja para Gramado no Rio grande do sul, para matéria pro seu blog. Em uma viagem para o museu de cera; ela fica tão fascinada pela estátua de um homem que percebe que alguém falou algo do lado dela. Helena leva um susto maior ainda ao perceber que o homem que falou com ela é o mesmo homem da estátua, só que ele está com uma parte do rosto desfigurada. 
Ele com vergonha corre dela, mas Helena corre atrás e o converse a sair com ela, e que ele não precisa se esconder, pois a cicatriz faz quem ele é de verdade, um sobrevivente, não alguém que deve sentir vergonha.
Foi um conto bem bonito e que nos mostra que a beleza não é por fora, mas sim o que somos, e que esses defeitos foram feitos para tornas quem nós somos nós fazer pessoa melhores.

“—Se todos nós fôssemos de cera ao invés de carne e osso, poderíamos nos moldar, não haveria imperfeições —ele diz ainda olhando para a escultura sem direcionar o olhar para mim.—São as nossas imperfeições que nos moldam —rebato. —É isso que nos define —ele parece pensar e se vira para mim.”

Canal Aline Cordeiro, de Mari Scotti


Aline sonha em bater a meta de 100 mil inscritos no seu canal, ela está disposta a tudo para chegar ao sucesso. E por conta disso ela acaba colocando seu filho em segundo plano, é sexta feira e o dia que os pais podem passar o dia com filho na escola, mas Aline passa no parque Ibirapuera gravando vídeo para seu canal, até que, ela se toca que o filho dela é mais importante que tudo isso, que é por ele que ela conseguiu tudo hoje. 
O conto fala sobre nossos sonhos, e até que ponto iremos para conseguir realizá-los.

“Meu rosto já estava coberto de gelatina vermelha, mesmo assim, senti-o ficando mais rosado ainda. De vergonha. Pensei no meu filho, que poderia estar com ele ao invés de lutando para ficar famosa, mas logo espantei o pensamento e fui atrás de outras pessoas.”

Conversas literárias, de Teca Machado


Clara acaba de comprar um notebook novo, de uma marca que ela não conhecia. Quando vai publicar a resenha de um livro no seu blog, algo estranho acontece, as luzes se apagam e quando volta, ela não está mais no seu quarto, e sim, no cenário do livro.
Clara aproveita a experiência e quando acorda está de volta no seu quarto. Se não bastasse tudo isso, ela descobre que uma simples conversa dela com um personagem mudou o rumo da história. 
Ela já começa achar que ficou maluca, mas todo mundo que leu só lembra da parte "nova" a que aconteceu depois que ela voltou do livro. Clara deixa pra lá, e acha que só passou de um sonho. Outro dia e uma nova resenha para o blog, e o que aconteceu? Isso mesmo lá se vai Clara para o cenário do livro.
É muito legal você imaginar poder entrar nas suas histórias favoritas, mudar algumas coisinhas (bem pequenas) e conhecer seus personagens queridinhos.

“Dizer que os livros podem te levar a lugares distantes e inimagináveis se tornou algo literal na minha vida.”


Eu fiquei muito feliz quando tive a oportunidade de estar lendo esse livro e trazendo resenha pra vocês, foi uma experiência bem divertida, são oito histórias diferentes e cada uma nos toca de um jeito. Os contos foram bem construídos e te prendem, o único probleminha é que em alguns contos eu fiquei pedindo mais no final, eu fiquei achando que no fim do livro teria um epílogo ou algo assim. Tirando isso é um livro que recomendo a todos, são oito histórias que te farão refletir bastante e no fim sair com várias favoritas (como eu).


Eu conhecia a Thays M. De lima, pois sou parceria dela e conhecia antes do canal, e a Mariana Mortani que eu acompanho o canal, mas as outras meninas eu já vou atrás de conhecer melhor, foi uma ótima oportunidade de conhecer mais pessoas nesse meio literário, ainda mais blogueiras que escrevam muito bem.

Informações:


  • Título: Blogueiras.com
  • Autor: Mariana Mortani - Larissa Azevedo - Raffa Fustagno - Thati Machado - Adrielli Almeida - Thays M. de Lima - Mari Scotti - Teca Machado
  • Idioma: português 
  • Editora: Independente
  • Ano: 2017
  • Páginas: 200

Capa e Sinopse:


Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar! Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.


4 Comentários

  1. Oi, Carol!
    Amei saber que você acompanha o canal e, principalmente, que você gostou de Arrisque-se! Adorei ver que você se divertiu, que gostou da Bárbara e se apaixonou pelo Peter! hahaha
    Obrigada pela resenha linda!

    Super beijo,
    Mariana Mortani
    youtube.com/magialiteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha linda, fiquei super feliz de saber que gostou.

      Beijos
      Obrigada

      Excluir
  2. Adorei saber que curtiu as histórias Carol! Tb fiquei louca por mais! Espero que tenhamos a oportunidade de mostrar mais histórias pra você.
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir